
SOBRE
Em agosto de 2016, a Lei Maria da Penha completa 10 anos!
Nesta década, sua implementação demandou a articulação das mais diversas instâncias de atuação. Da rede de atendimentos à universidade, o compromisso com uma vida sem violência foi abraçado com empenho.
Muitos limites, contudo, ainda sobrexistem. Além das relações íntimas de poder que pautam as práticas violentas, enfrentamos, hoje, o desmantelamento de importantes políticas nacionais que estiveram à frente da operacionalização da Lei Maria da Penha - a SPM (Secretaria de Políticas para Mulheres) é uma delas. De outra mão, vivemos em uma sociedade estruturada em uma cultura de constantes violações contra as mulheres.
Este evento visa problematizar os ganhos, os desafios e as experiências que constituíram a história da Lei Maria da Penha. A proposta é promover discussões interseccionais, interdisciplinares e que congreguem as vozes da universidade e da rede de atendimentos.
O NEG (Núcleo de Estudos de Gênero e Direito) e o NUPOC (Núcleo de Política Criminal), com a colaboração do NUMAP (Núcleo de Extensão sobre a Lei Maria da Penha), todos grupos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, prepararam tudo com muito carinho para proporcionar bons encontros e reflexões profícuas, ao longo dos três dias de evento.
Contamos com a sua participação!
EQUIPE

NEG
NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO E DIREITO
Grupo de estudos sediado no curso de Direito da UEM, com ampla participação de estudantes de diversos cursos, visando problematizar textos e promover discussões sobre gênero.

NUPOC
NÚCLEO DE ESTUDOS DE POLÍTICA CRIMINAL
Grupo de estudos que inaugurará suas atividades a partir deste evento.

NUMAP/UEM
NÚCLEO DE EXTENSÃO SOBRE A LEI MARIA DA PENHA
Ação de extensão vinculada ao curso de Direito da UEM, com colaboração da Psicologia, que presta orientações e assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência.